fbpx

Não passei no ENEM e agora? Como recomeçar?

Ana Luiza Andrade

Ana Luiza Andrade

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Todo mundo sabe que ser reprovado no vestibular é uma experiência um tanto quanto frustrante e geralmente não sabemos o que fazer quanto não passamos na prova.


São anos de estudo colocados em teste em uma única prova, uma única chance de mostrar que todo seu esforço valeu a pena. 


E muitas vezes essa recompensa não vem. 


Hoje quero te contar que também existem vantagens surpreendentes que acontecem quando você não é aprovado no vestibular e que isso pode ser usado como um combustível para o seu sucesso, fazendo com que você decole e supere até suas próprias expectativas.


Mas antes quero te contar uma coisa.

 

Este artigo e todo o nosso conteúdo e direcionado para pessoas que estão obstinadas a conquistar o seu sonho e que não estão dispostas a esperar. 


Se você está procurando uma fórmula mágica ou um artigo para reforçar seus comportamentos negativos e fazer com que você se sinta melhor, recomendo que você pare de ler este artigo agora. 


Porém se você quer dar o primeiro passo para ser levado a outro nível de performance, você é muito bem vindo!

estudo-enem

5 Atitudes para você passar pela reprovação de uma vez por todas:

 

 

1. RESET NA MEMÓRIA

 

 

A maioria das pessoas acredita que se você não passou no vestibular e vai começar um novo ciclo de estudos, a conta zera e é como se você estivesse nascido de novo e conteúdo tivesse que ser aprendido novamente. 

 

Essa é uma crença limitante, que não te trás nada de positivo. Você ainda está na mesma luta, e as regras do jogo ainda são as mesmas. 

 

O conhecimento que você adquiriu nesse ciclo anterior de preparação ainda está em você e você pode e deve utilizar isso ao seu favor. 

 

Se você foi reprovado no vestibular, significa que você estudou pelo menos por um período significativo de tempo para a prova e que este conteúdo está em você. 

 

Se você acredita que o jogo está começando de novo, você inconscientemente dá autorização para seu cérebro para aprender tudo de novo, e para não utilizar o conteúdo já acumulado. 

 

Não somos aquilo que pensamos, somos aquilo que acreditamos! Fique atento!

 

2. NÃO É O QUÃO FORTE VOCÊ BATE, MAS QUANTAS VEZES VOCÊ APANHA E LEVANTA DE NOVO PRA LUTA

 

 

Quando você passa por uma experiência como essa, cheia de emoções e de frustrações, você desenvolve uma das coisas mais poderosas que o ser humano é capaz de sentir. RESILIÊNCIA. 

 

Essa palavrinha difícil significa que na verdade, o que realmente importa é quantas vezes você consegue lidar com a frustração, levantar a cabeça e continuar seguindo em frente.

 

 Resiliência é um dos principais fatores que diferenciam as pessoas de sucesso das pessoas medíocres. 

 

E a medida que você passa por uma experiência como a reprovação, você desenvolve essa capacidade, e isso te trás uma inteligência emocional consistente para encarar o próximo ciclo com mais profissionalismo e maturidade, aumentando significativamente suas chances de sucesso!

 

3.AGORA OU NUNCA

Ao encarar uma reprovação você desenvolve um mecanismo de urgência que, se usado de maneira inteligente, pode ser o combustível que faltava para o seu sucesso! 


O senso de urgência é aquele sentimento que nos consome, e está relacionado com a determinação de fazer aquela aprovação vir, custe o que custar. 


Se você está realmente comprometido com seu sonho, a reprovação vai te trazer esse sentimento, e se você utilizá-lo com o objetivo de aumentar seu foco e fazer as coisas certas com qualidade, você com certeza já estará na frente dos seus concorrentes!


4.BALANÇO ESTRATÉGICO


Todo vestibulando de alta performance tem uma rotina, uma forma de estudar, um plano para chegar na aprovação. 


Se você já foi reprovado no vestibular, significa que você tem a oportunidade de rever esse plano, maximizar o que está dando certo e eliminar tudo que te impede ou te segura de alguma forma. 


Sua hora chegou, e junto com o senso de urgência que comentamos na dica três, vem o seu planejamento inteligente para fazer as coisas as coisas certas com qualidade. 


Essa é uma vantagem que só as pessoas que já passaram por uma experiência como essa tem a maturidade para desenvolver. 


Se você está perdido e sente que precisa de ajuda para fazer um planejamento estratégico que funcione de uma vez por todas, deixe seu e-mail no campo de cadastro que iremos te ajudar.


  1. A FICHA CAIU – SÓ DEPENDE DE VOCÊ

A hora da verdade chegou, a ficha caiu e você pode perceber com esse fracasso que a responsabilidade sobre o seu desempenho é 100% sua. 


Chega de colocar a culpa no material didático, nas questões do ENEM, no cursinho que você escolheu. 


Lembre-se disso que eu vou falar: ficar colocando a culpa nos outros e se fazendo de vítima nunca levou ninguém a lugar nenhum. 


Sei que você quer vencer pelo estudo e dar esse orgulho para sua família, amigos e colégio. 


E não passar no vestibular pode te trazer esse senso de responsabilidade integral. Juntamente com a resiliência, assumir o controle da sua vida é uma das principais características para ser uma pessoa de sucesso e inspirar outras pessoas. 


E sabe o que é mais legal sobre ser responsável pelos seus próprios resultados? 


É que quando você atingir seu sonho, o mérito vai ser 100% seu e essa sensação é incrível!

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Clara Ricieri

Clara Ricieri

Mentora de Vestibulandos a 7 anos aprovada em mais de 12 vestibulares de medicina e já ajudou vestibulandos a passarem mais 78 faculdades no Brasil.

✅Precisa de Ajuda?